O Centro de Arqueologia Annette Laming-Emperaire (CAALE), por meio da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa/MG e de sua Diretoria Municipal de Turismo e Cultura promove o VII Simpósio de Arqueologia no Carste de Lagoa Santa com o tema "O rio das Velhas e a região de Lagoa Santa: Arqueologia, História, Paleontologia, Espeleologia e Meio Ambiente.

Este ano, o eixo central do VII Simpósio gira em torno da ocupação da região do vale do rio das Velhas, a mítica Sabarabussú do século XVII, bem como de seu excepcional patrimônio arqueológico, espeleológico e paleontológico, desde o século XIX objeto de estudos de Peter Wilhelm Lund e de outros pesquisadores e naturalistas.

Assim, durante as palestras, os presentes serão convidados a se transportar para a região do Carste de Lagoa Santa, onde se registra grande densidade de abrigos e cavernas, sendo que muitas delas ainda contém em seu interior fósseis pleistocênicos e vestígios arqueológicos.

Nelas, os vestígios da ocupação humana pretérita incluem grafismos rupestres, instrumentos líticos e restos esqueletais cujas datações indicam uma ocupação de aproximadamente 12000 anos atrás.

A região tem se tornado cada vez mais reconhecida, nacional e internacionalmente, em função de novas pesquisas, proposições e descobertas, notadamente na área da arqueologia, como as origens da ocupação do continente americano, a partir do crânio humano conhecido como Luzia, datado de 11500 anos atrás.

Nessa edição do Simpósio contaremos com a participação de renomados pesquisadores e estudiosos nas áreas da arqueologia, espeleologia, paleontologia, geografia e biologia, como Andrei Isnardis, Alenice Baeta, Eduardo França Paiva, Eduardo Haddad, Jorge Rosário, Lorelai Kury, Anderson Antunes, José Eugênio Figueira, Elver Mayer e Bruno Durão Rodrigues.

A VII edição do Simpósio é uma das atividades da Semana Lund que acontece no período de 12 a 14 de junho de 2024.

Data: 12 e 14 de junho de 2024

Local: Auditório da Escola Municipal Dr. Lund (Rua Vereador Ildeu Viana Matos, 100, Lagoa Santa, MG)

As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados. Vagas são limitadas.

Confira a programação:

Acesse o link e garanta a sua participação: https://forms.gle/hp2tFGwkarVYzNBX9