Imagem do topo
| ACESSO RÁPIDO
 

Caminhada pela conscientização do autismo mobiliza Lagoa Santa

No dia 30 de março, domingo, Lagoa Santa será palco de um grande movimento de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A caminhada pela conscientização do autismo, acontecerá na orla da Lagoa Central, é o principal evento da campanha "Informação gera empatia, empatia gera respeito", que celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.

Os participantes da caminhada, vestidos de azul, receberão adesivos com o símbolo do autismo, reforçando o compromisso da cidade com a inclusão. Durante o evento, também será entregue o "cordão de girassol", utilizado para identificar deficiências ocultas, conforme a Lei nº 4.782/22, para aqueles que apresentarem laudo médico.

Campanha educativa

A mobilização em Lagoa Santa acontece em duas frentes. Além da caminhada, a cidade promoverá a distribuição de panfletos educativos para ampliar o conhecimento da população sobre o TEA. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, a data busca reforçar a importância da inclusão, respeito e aceitação das pessoas autistas.

Rede de apoio especializada a paciente com transtornos do neurodesenvolvimento

Lagoa Santa conta com uma rede articulada de atendimento às crianças com transtornos do neurodesenvolvimento composta pelo Centro de Atenção Integrada à Saúde (CAIS), Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Santa Casa-Hospital Lindouro Avelar. Essas estruturas oferecem oficinas, atendimentos especializados e multidisciplinares, contando com profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, assistentes sociais, psiquiatras, psicólogos, pediatras, neuropediatras, garantindo suporte às crianças com TEA e outros transtornos e suas famílias.

Inclusão e respeito no dia a dia

A conscientização sobre o TEA também passa pela compreensão das chamadas deficiências ocultas. Muitas pessoas enfrentam desafios diários devido a condições como TDAH, demência, doença de Crohn, paralisia cerebral, fibromialgia e deficiências auditivas e visuais, entre outras. Pequenos gestos de empatia, como oferecer preferência ou ajuda, podem fazer uma grande diferença na vida dessas pessoas.

Com a campanha "Informação gera empatia, empatia gera respeito", Lagoa Santa reafirma seu compromisso com a inclusão e o respeito a todos.

Prefeitura de Lagoa Santa - Cuidar do futuro é cuidar bem da nossa gente.