Declare Amor: Transforme Seu Imposto em Esperança para Crianças, Adolescentes e Idosos de Lagoa Santa
Lagoa Santa realiza Pré-Conferências de Políticas Públicas para Mulheres vítimas de violência doméstica.
A Secretaria de Bem-Estar Social de Lagoa Santa, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência em Atendimento à Mulher vítima de violência doméstica (CREAM), promove nos dias 15 e 16 de abril as Pré-Conferências Municipais de Políticas Públicas para Mulheres.
Os encontros acontecem em dois locais distintos, com o objetivo de reunir representantes da sociedade civil e agentes políticos para discutir e propor ações concretas no enfrentamento à violência contra as mulheres.
As pré-conferências são espaços democráticos de escuta e participação popular, fundamentais para a construção de políticas públicas eficazes e voltadas à realidade local. Durante os encontros, serão debatidas propostas que assegurem os direitos e garantias constitucionais das mulheres, além de iniciativas que devem ser implementadas na esfera municipal.
A mobilização busca fortalecer o diálogo entre poder público e sociedade civil, promovendo o empoderamento feminino e a promoção da equidade de gênero. As contribuições colhidas nas pré-conferências servirão de base para a Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que será realizada no dia 7 de maio.
A participação da comunidade é essencial para garantir que as políticas públicas reflitam as necessidades reais das mulheres de Lagoa Santa, contribuindo para a construção de uma cidade mais justa, segura e igualitária para todas.
O Fundo para a Infância e Adolescência - FIA é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Fundo do Idoso pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) e permitem que a sociedade civil contribua com programas e ações voltadas ao público infanto-juvenil e idoso em situação de risco social e pessoal.
Prefeitura promove a campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim do racismo e da violência contra as mulheres, mulheres trans e meninas. Este ano, o subtema escolhido pelo município para ser trabalhado é: “Todos pelos direitos humanos”, reconhecendo o papel de cada um em prol do fim da violência de gênero e raça.
Participe da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município de Lagoa Santa, com o tema: “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: “Construindo um Brasil mais inclusivo”.