Drones realizam mapeamento e tratamento de focos do mosquito
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde, realizou nesta sexta-feira, 28, mais uma etapa do mapeamento territorial das áreas de risco dos bairros da cidade com a utilização de drones de grande porte para o controle e combate à dengue.
O mapeamento complementa o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e o objetivo é identificar nos locais de difícil acesso para os agentes, focos e possíveis criadouros do mosquito da dengue e programar uma rápida ação de combate.
Com os locais prioritários mapeados, e, verificada a impossibilidade de acesso dos ACE, entram em ação os drones equipados com dispensers que lançam larvicidas de forma precisa sobre os focos, tratando e eliminando criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Nesta etapa está previsto o sobrevoo sobre 5000 residências e lotes. Com a utilização da tecnologia e trabalho dos agentes de endemias pode-se evitar um possível aumento dos casos da doença e a proliferação da dengue e demais arboviroses no período de chuva.