Imagem do topo
| ACESSO RÁPIDO
 

Lagoa Santa alerta contra escorpiões

Saiba como evitar acidentes e o que fazer em caso de picada

Eles são pequenos, discretos, noturnos e tímidos, mas representam um grande perigo. Os escorpiões têm o hábito de se esconder em locais escuros e úmidos, como pilhas de entulho, frestas em casas, roupas e calçados. Embora evitem contato com humanos, pisar ou encostar neles pode resultar em uma experiência extremamente dolorosa e, em alguns casos, fatal.

A picada do escorpião pode acarretar sérios riscos à saúde, especialmente para crianças e idosos, que são mais vulneráveis ao veneno. Os sintomas incluem dor intensa, inchaço, sudorese e, em casos graves, complicações neurológicas e respiratórias.

Prevenção: medidas essenciais para evitar acidentes

Para reduzir o risco de aparecimento e acidentes com escorpiões, algumas medidas preventivas são fundamentais:

  • Evitar o acúmulo de lixo e manter os resíduos bem armazenados e fechados;
  • Vedar ralos, frestas e soleiras de portas para impedir a entrada dos animais;
  • Afastar camas e móveis das paredes;
  • Inspecionar calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes do uso.

O que fazer em caso de picada?

Caso alguém seja picado por um escorpião, é essencial buscar atendimento médico imediato. Em Lagoa Santa, a recomendação é procurar o serviço de urgência e emergência do Santa Casa-Hospital Lindouro Avelar, onde o soro antiescorpiônico, fornecido pelo SUS, está disponível para a população. Após a aplicação do soro, a vítima será transferida para o centro de referência da região, o Hospital João XXIII, seguindo o protocolo de atendimento.

A prevenção e a informação são as melhores armas contra acidentes com escorpiões. Fique atento e adote medidas de segurança para proteger sua família.

Mais informações: (31) 3688-1446 - Setor de Zoonoses