Com recursos próprios, Prefeitura substitui luminárias convencionais por luminárias de LED
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), com recursos próprios da Prefeitura está realizando a substituição da iluminação de vapor de sódio por luminárias de LED, nas ruas e avenidas da cidade, de forma gradativa através do programa Lagoa Santa 100% LED.
O município contempla cerca de 15 mil pontos de iluminação pública, dentre eles 40% já foram substituídos por iluminação de LED. A mudança contribui para a qualidade de vida do cidadão, proporciona uma manutenção mais simples e segura, emite menos calor, garante mais estabilidade operacional, a sua durabilidade é maior, com garantia de 5 anos e promove mais segurança por possuir uma eficiência luminosa superior às luminárias convencionais.
As lâmpadas de sódio são conhecidas pela cor amarelada e compõem grande parte da iluminação pública do país. Porém, devido ao baixo índice de reprodução de cor, a visibilidade de motoristas e pedestres é prejudicada. Outro fator negativo é referente aos metais pesados que estas lâmpadas emitem na atmosfera e seu nível de contaminação no solo, por isso as de LED são mais sustentáveis.
A prefeitura prevê ampliação da instalação de lâmpadas de tecnologia LED para todo município nos próximos anos.
Confira os mapas dos próximos locais que terão a iluminação substituída por LED: