alt

Um intercâmbio de informações entre os diversos setores da Rede Municipal de Saúde em Lagoa Santa foi realizado durante o I Seminário de Articulação da Rede de Saúde, nesta terça, 19/11, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund.

alt

O evento reuniu profissionais de várias áreas da saúde e teve como objetivo aprimorar o funcionamento das unidades e o atendimento à população.

O prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, ressaltou a importância do atendimento humanizado aos pacientes. “É preciso deixar o paciente falar, contar como está, pois ele pode fornecer informações importantes sobre a causa da doença e o histórico familiar, por exemplo. Quando há o atendimento humanizado, se acerta sempre”, destacou.

O secretário municipal de Saúde, Fabiano Moreira, informou que a realização do Seminário foi planejada para promover maior integração entre os profissionais, e ressaltou que o aprimoramento da rede de saúde é um compromisso da Prefeitura. Ainda segundo Fabiano, Lagoa Santa segue as políticas nacionais de aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O público também assistiu a palestras que abordaram diversos temas, a exemplo dos conceitos fundamentais das Redes de Atenção à Saúde. De acordo com a chefe de

altDepartamento de Atenção à Saúde, Andresa Cesário, 85% dos atendimentos devem ser solucionados na Atenção Primária à Saúde (APS), uma vez que é classificada como a porta de entrada do serviço.

Outros assuntos abordados dizem respeito às ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), à legislação de medicamentos genéricos, à assistência à saúde mental em Lagoa Santa e à atuação do Centro de Reabilitação de Lagoa Santa (Creab).