Com o objetivo de trocar experiências e esclarecer as dúvidas sobre o câncer de mama, que atinge homens e mulheres em todo o mundo, foi realizado, na última terça, 22/10, um Chá da Tarde como parte da Campanha Outubro Rosa.
O Outubro Rosa é realizado em diversos países e representa a luta contra o câncer de mama, estimulando a população, as empresas e as entidades a realizarem exames para prevenir a doença.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre todos os tipos de câncer, o de mama é o segundo mais frequente no mundo e o de maior incidência entre as mulheres. No Brasil, a taxa de mortalidade relacionada ao tema apresenta índices elevados, uma vez que o diagnóstico não é realizado no estágio inicial.
A forma mais eficaz de diagnosticar precocemente o câncer de mama é através do exame clínico da mama e da mamografia.
Sintomas
Os sintomas do câncer de mama podem ser notados através de nódulos ou tumor nos seios e até mesmo nas axilas, acompanhados ou não de dor mamaria, alterações na pele que recobre a mama, deixando com aspecto semelhante à de uma casca de laranja.
Fatores de Risco
Constituem fatores de risco a genética (pessoas que tenham na família um parente de primeiro grau com histórico da doença antes dos 50 anos de idade), a menstruação precoce, a menopausa tardia (após os 50 anos de idade), não ter filhos ou ser mãe depois dos 30 anos de idade.