Lagoa Santa é um dos seis municípios do Estado de Minas Gerais que aderiu ao Observatório da Despesa Pública -ODP. Trata se de um programa de gestão realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O programa irá capacitar e certificar as cidades para realizar estudos de metodologias nas contas públicas e garantir a transparência nas ações. Além do objetivo de prevenir fraudes e irregularidades na administração, esta ação será um grande passo para garantir cada vez mais uma gestão efetiva e comprometida em investir de maneira responsável no desenvolvimento de nossa cidade.

Para aderir ao ODP o município precisa apresentar as melhores práticas de transparência com os gastos públicos, além de realizar a capacitação na CGE-MG. Em Lagoa Santa destacamos servidores públicos com dedicação exclusiva para monitoramento e controle das informações da administração pública, dentro do setor já existente o Controle Interno.

 

O que é o ODP?

O Observatório da Despesa Pública - ODP é uma unidade permanente do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) voltada à aplicação de uma metodologia científica, apoiada em tecnologia da informação para a produção de informações que aceleram decisões mais estratégicas, através do monitoramento dos gastos públicos. Em Minas Gerais o programa ainda está em fase inicial e a primeira etapa será finalizada até março de 2018.

É Lagoa Santa trabalhando em prol do bem maior - CIDADE e POPULAÇÃO