Aconteceu nesta quinta-feira, 28/7, na sede da Coordenadoria de Políticas Públicas em Lagoa Santa, a 1ª Exposição "Nossas Mulheres, Nossas Raízes". A mostra que ficará aberta para visitação até o dia 04 de agosto das 9h às 16h30, na sede da coordenadoria tem como foco a trajetória de 24 mulheres consideradas a frente de seu tempo que fizeram história e contribuíram para a autonomia gênero em Lagoa Santa.
As personalidades surgiram através de pesquisas de espaços públicos que carregam nome de mulheres, indicação de estudiosos e antigos moradores de Lagoa Santa. No total foram levantados 51 nomes, dentre os quais foram selecionados 25 mediante a adesão de seus familiares.
Quem passar pela exposição poderá conhecer um pouco da trajetória dessas mulheres e sua relevância social através de fatos marcantes e objetos que ilustram sua época.
Neta de "Dona Isolina", uma das grandes mulheres que compõe a exposição, Rosemeire Alves destacou a emoção em ver a trajetória de sua avó reconhecida. "A exposição está linda, e o sentimento que fica é o de gratidão em ver a história dela sendo reconhecida", disse.
Para a senhora Olga Egídio ver aos 86 anos a história de sua mãe sendo relembrada é uma emoção muito grande. "Relembrar a história dessas mulheres foi uma excelente ideia", afirmou.
De acordo com os organizadores, o evento tem como objetivo resgatar a história dessas mulheres em Lagoa Santa e levar a sociedade a refletir sobre o papel social da mulher.
Confira a lista das homenagedas:
Maria Dalmazo Egídio Sofia Alcici Salomão Maria Da Conceição Viana
Maria dos Anjos Dias de Avelar Flora Antonia Malvina Maria Fernandes
Anna Gonçalves Barbosa Luiza Cecílio do Carmo Lourdes Cecílio do Carmo
Alice Fernandes Duarte Isolina Francisca Gonçalves Efigênia De Freitas
Eurita Rodrigues Mariano Francisca Fernandes Afonso Neli Mariano Afonso
Dolores Algatão Vieira Maria Da Conceição Moreira Maria de Paula Pinto Ferreira
Celma Rodrigues Pinto Diva de Paula Tolosa Emília de Paula Matos
Silvia Pereira Soares Maria Do Perpétuo Socorro Rodrigues Mariano
A exposição ficará aberta até o dia 04 de agosto (exceto final de semana), de 9h às 16h30, na sede da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres ( Rua Pinto Alves, nº 395, Brant)
Confira as fotos: