Cidade é a 1ª de Minas Gerais e 12ª no Brasil no ranking de transparência da CGU.
Lagoa Santa obteve nota 9.62, a maior dentre todos os municípios mineiros avaliados pela Escala Brasil Transparente (EBT) em relação à transparência dos atos administrativos. O anúncio foi realizado durante as atividades comemorativas do Dia Internacional contra a Corrupção promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).
No total, foi avaliado um universo que abrange cerca de 70% da população brasileira e dentre todos os municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes, a cidade, Lagoa Santa foi classificada na 12º posição.
Além verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência, a Controladoria-Geral da União mapeou como governos estaduais e municipais publicam na internet os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, dentre outros.
A Escala Brasil Transparente foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) com objetivo de atuar na regulação e fiscalização da transparência dos atos administrativos e combatendo a corrupção.