A Prefeitura de Lagoa Santa informa sobre as ações adotadas em relação ao caso suspeito de meningite de um aluno da Escola Municipal Professora Claudomira. Tanto a Secretaria Municipal de Saúde quanto a Secretaria Municipal de Educação deram início ao protocolo que contou com:

Ações Imediata da Secretaria de Saúde:

1. Quimioprofilaxia: Foi iniciada a quimioprofilaxia com Ciprofloxacino para os contatos que estiveram próximos da criança. A quimioprofilaxia consiste em um tratamento por meio da administração de medicamentos com o objetivo de evitar que novos casos da doença sejam desenvolvidos.

De acordo com o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a quimioprofilaxia, embora não assegure efeito protetor absoluto e prolongado, tem sido adotada como medida eficaz na prevenção de casos secundários. Os casos secundários são raros e , geralmente, ocorrem nas primeiras 48 horas a partir do primeiro caso. A quimioprofilaxia esta indicada para os contatos próximos de casos suspeitos de doença meningocócica.

Contatos próximos são os moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório, comunicantes de creches e escolas, e pessoas diretamente expostas às secreções do paciente.

2. Disponibilidade de Medicamentos: A Farmácia Municipal disponibilizou 308 doses de Ciprofloxacino, que serão administradas conforme os critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde foi informado ao hospital que caso fosse necessário mais doses o mesmo poderia realizar a solicitação que seria disponibilizado.

3. Avaliação Vacinal: Foi solicitado aos pais o envio da cópia do cartão de vacina das crianças para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para análise da situação vacinal e promover ações de atualização, caso necessário.

Orientações para os Pais:

- Os responsáveis pelas crianças que tiveram contato direto com a criança foram comunicados e orientados a procurarem a Santa Casa de Lagoa Santa para receber a quimioprofilaxia.

- Envio da cópia do cartão de vacina para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para análise da situação vacinal das crianças.

- Observar presença de sinais e sintomas, em caso de manifestação procurar atendimento médico para avaliação.

Sintomas da Meningite:

Os principais sintomas incluem febre alta, rigidez no pescoço, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas na pele. É importante estar atento a esses sinais.

A Secretaria Municipal de Educação foi orientada conforme protocolo repassado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS/MG, a realizar a limpeza habitual da escola e manter o ambiente arejado. Após adoção das medidas a escola poderia funcionar normalmente. A escola ficou fechada por dois dias, sábado e domingo, e na data de hoje, 23/09, foi realizada a limpeza, que já é habitual da escola, às 7h da manhã. O retorno das aulas está previsto para amanhã, terça-feira, 24/09. A Secretaria Municipal de Educação mantém contato direto com a Secretaria Municipal de Saúde prestando total acompanhamento aos alunos e familiares. A Prefeitura de Lagoa Santa lamenta o ocorrido, presta condolências e apoio à família, e reforça aos demais envolvidos a necessidade de seguir rigorosamente o que foi estabelecido pela Secretaria de Saúde e Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde.

Cabe ressaltar que o caso ainda é SUSPEITO, sendo que se encontra em investigação, uma vez que todo caso suspeito é obrigatório a realização da ficha de notificação compulsória nos termos da Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017.

Agradecemos a colaboração e compreensão de todos.