Há momentos da vida que nos convidam a olhar para dentro e então perceber que chegou a hora de desatar os nós que nos impedem de andarmos mundo afora e travar a luta pela liberdade de ser. A história muda quando falamos sobre nossos traumas e dividimos o fardo.
Denunciar é um ato de coragem que demonstra resistência e força. Muitas mulheres conseguiram desatar seus nós e denunciaram. Amparadas pela Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006), as mulheres lutam pela erradicação, prevenção e punição da violência doméstica. Escrita por mulheres e para elas, a lei define este tipo de violência como crime e aponta formas de evitar, enfrentar e punir a agressão.
No Brasil, uma em cada cinco mulheres já sofreu alguma forma de violência doméstica cometida por um homem. Em Lagoa Santa, a realidade não é diferente. Com as festividades tradicionais da nossa Festa de Agosto, a situação se agrava, e os casos registrados chegam a dobrar, pois o maior gatilho da violência é o álcool. Então, nada mais pertinente que aproveitarmos o envolvimento das pessoas neste período para discutir um assunto tão relevante.
E foi em razão disso, que escolhemos participar da campanha de combate à violência doméstica, conhecida como “Agosto Lilás”. A violência doméstica não é um problema particular, é uma realidade que atinge muitas pessoas e deve ser enfrentada e denunciada.
Denuncie no 180, chame a Polícia Militar pelo 190, ou procure o Centro de Referência da Mulher em Lagoa Santa - (31) 3688-1453.
Caminha da Consciência
Que tal praticar uma atividade física e ainda aproveitar o momento para conscientizar as pessoas a respeito da violência doméstica? No dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006), completa 12 anos de luta pela erradicação, prevenção e punição da violência doméstica.
Aceite nosso convite para a Caminhada da Consciência em comemoração a esta data tão importante que acontecerá no próximo domingo, dia 05. A concentração será na Praça do Piquenique Literário, próximo ao Bar do Marinheiro, às 9h. Vista a sua camisa lilás e participe com a gente!
I Seminário Agosto Lilás de Lagoa Santa
12 anos de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher
Em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Lagoa Santa convida para o I Seminário Agosto Lilás.
O encontro contará com a apresentação de palestras sobre a atuação do Ministério Público, Polícia Civil e das instituições de atendimento aos casos de violência doméstica:
- Mirella Giovanetti Vieira - Promotora de Justiça - 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lagoa Santa
- Ana Paula Lamego Balbino - Delegada de Polícia - Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher/DEAM
- Carolina Mesquita de Oliveira - Psicóloga - Coordenadora da Casa Sempre Viva
A violência doméstica é uma realidade que atinge muitas pessoas e deve ser enfrentada. A história muda quando falamos sobre nossos traumas, desatamos os nós e dividimos o fardo. Denunciar é um ato de coragem.
Data: 07/08/18 (terça-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Salão do Júri – Desembargador Francisco Figueiredo - Fórum Desembargador Edésio Fernandes
Alameda Dra. Wilma Edelweis Santos, nº 65 – Bairro Lundcéia - Lagoa Santa/MG
Programação Festa de Agosto 2018
A Arena de Shows estará aberta a partir das 16h com apresentação das bandas inscritas na 9ª edição do Festival da Canção.
O show principal começa às 22h.
local: Praça Felipe Rodrigues (esquina das Avenidas Getulio Vargas com Conde Dolabela)
Veja abaixo alguns números da violência doméstica no Brasil: