A Secretaria de Saúde convida para o 2° Seminário em Equidade em Saúde - Direitos Humanos: Diversidade, Equidade e Inclusão.
A Política Municipal de Equidade em Saúde busca ampliar o acesso a serviços de saúde e garantir que todos tenham oportunidade de cuidar da saúde e bem-estar.
O que é Equidade em Saúde?
Equidade em saúde é um princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) que busca garantir o acesso à saúde de forma justa e solidária, respeitando as necessidades e especificidades de cada cidadão ou grupo social:
- A equidade em saúde considera que a saúde é um direito de todos, mas que alguns grupos populacionais são mais vulneráveis e precisam de cuidados diferenciados.
- A equidade em saúde se baseia na compreensão dos determinantes sociais da saúde, como condições de vida, acesso à educação, segurança alimentar, questões de gênero, orientação sexual, raça/cor e etnia, violência, entre outros.
- A equidade em saúde busca garantir que os mais vulneráveis recebam cuidados diferenciados, para que dessa forma se igualem aos outros.
A equidade em saúde se evidencia no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados.
Público: a população negra, LGBT, o povo do campo, a população em situação de rua, ciganos, pessoas privadas de liberdade, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, migrantes, refugiados e apátridas.
Faça sua inscrição e participe!