A cidade de Lagoa Santa por meio do Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire (CAALE) mais uma vez recebe a "Primavera dos Museus", em sua nona edição o evento relata a cultura indígena.

Durante os dias 22, 23, 24 e 25, de 12h30 às 19h, o CAALE estará promovendo visitas guiadas ao seu acervo em exposição e mostra de filmes e vídeos de temática indígena seguidas de rodas de conversas.

A mostra de filmes acontece nesta quarta-feira, 23, e conta com a curadoria do crítico Marcos Pierry.

Confira o cronograma de exibição

22/09 (terça-feira)

Hans Staden
Brasil 1999 92 min cor
Direção: Luiz Alberto Pereira
Elenco: Carlos Evelyn, Ariana Messias, Darci Figueiredo, Beto Simas, Milton de Almeida, Stênio Garcia, Sérgio Mamberti, Cláudia Liz

O filme conta a história de Hans Staden, viajante alemão que, em 1550, naufragou no litoral de Santa Catarina. Dois anos, depois conseguiu chegar em São Vicente, reduto da colonização portuguesa. Ali ficou dois anos trabalhando como artilheiro do Forte de Bertioga. Em janeiro de 1554, dias antes de sua volta à Europa, resolveu procurar seu escravo, um índio carijó, que havia saído para pescar nas imediações do Forte e desaparecido. Navegando com sua canoa em um rio onde o escravo costumava pescar, Staden acabou aprisionado por índios tupinambás, tribo inimiga dos portugueses. Foi então levado para a Aldeia de Ubatuba, onde seria morto e devorado em um ritual antropofágico.

23/09 (quarta-feira)

Teco – El Niño Mojeño
Bolívia 2004 18min cor / animação
Direção: Rubén Machado Navía
Teco, um pequeno garoto, conhece a história se seu povo de uma maneira misteriosa depois de conversar com o Espírito do Bosque, o Sol e a Lua.

Das Crianças Ikpeng para o Mundo
Brasil 2001 35min cor
Direção: Kumaré Ikpeng, Karané Ikpeng e Natuyu Yuwipo Txicão
Comentador: João Fortes
Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo à vídeo-carta das crianças da Sierra Maestra em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas e seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta.

23/09 (quarta-feira)

Ãgtux
Brasil 2005 22min cor / animação
Direção: Tania Anaya (Este filme foi preparado desde o início para fazer uso de animações, de imagens documentais e do som de forma muito específica e experimental. Ãgtux, afinal, não é um documentário, é no máximo algo que se aproxima do termo criado por Agnes Varda: "documentário subjetivo". Ele se alinha na tradição do diário, que parte de um ponto de vista particular e se estrutura como um ensaio.

O Povo Brasileiro – Darcy Ribeiro: Matriz Tupi
Brasil 1995 26min cor
Direção: Isa Grinspum Ferraz
Narração: Matheus Nachtergaele
Com: Darcy Ribeiro, Washington Novaes, Chico Buarque
Primeiro de quatro capítulos da série baseada em O Povo Brasileiro, obra do antropólogo Darcy Ribeiro, lançada em 1995, que aborda a história da formação do povo brasileiro, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, a produção é um programa indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre o nosso país.

Informações: 31 3681 8755