Representantes dos municípios que compõe a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG), se reuniram na tarde da última sexta-feira, 05/12, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund em Lagoa Santa, para discutir ações que promovam o desenvolvimento integrado das atividades culturais no Estado.

Na ocasião foram apresentadas aos membros da ACHMG as ações culturais realizadas em Lagoa Santa durante o ano 2014, como exemplo as obras de estabilização nas capelas de Sant' Ana, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Conceição. A Diretoria de Turismo e Cultura também destacou que para 2015, o objetivo é terminar as obras de restauro nas três capelas e lançar o livro sobre patrimônio material, imaterial e natural da cidade.

O analista de pesquisa de mercado do Instituto Estrada Real, Frederico Pereira Coelho, aproveitou a reunião para apresentar as experiências vivenciadas pelo Instituto que podem contribuir para o desenvolvimento cultural das cidades pertencentes à Associação das Cidades Históricas.

Durante o encontro também foi apresentado pela comissão técnica da Associação formada pelos representantes das cidades de Barão de Cocais, Brumadinho, Congonhas, Mariana e São João Del Rei apresentou durante encontro a análise dos gastos relacionados à participação de alguns municípios associados no Festival de Turismo de Gramado (Festuris).

De acordo com o presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Helvécio Luiz Reis, a parceria entre os municípios tem ajudado a contribuir para o desenvolvimento do turismo através de ações integradas que viabilizam melhorias e potencializam o turismo na região.