Lagoa Santa será a primeira cidade brasileira a implantar o projeto musical Suburbandas, a iniciativa apresentada na manhã dessa quinta-feira, 7/8, para artistas, educadores e membros de associação de bairros é uma ação da União Brasileira de Favelas (Ubrafa) e Instituto João Ayres, em parceria com a Prefeitura, e conta com o patrocínio da TIM e da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).

O projeto Suburbandas tem como objetivo buscar no município pessoas que tenham talento para compor e ou cantar, e não tem a oportunidade de mostrar e ter seus trabalhos valorizados. Com o projeto pretende-se buscar a projeção do artista em nível estadual, nacional e até internacional.

Poderão participar do Suburbandas os artista, alunos e compositores que comprovem ser da cidade. O Projeto que em breve será lançado, não restringe estilo musical nem idade e vai premiar as três músicas que melhor retratarem a realidade vivida nas comunidades.

De acordo com a coordenadora geral da Ubrafa, Cristiane Saldanha, o projeto representa mais que uma disputa musical, "a apresentação final e os vencedores, são apenas um detalhe desse projeto. O mais importante é promover a interação das comunidades na busca por um tema que retratem sua realidade", afirmou.

O processo de seleção das músicas terá quatro etapas, a primeira será interna, onde a Ubrafa vai realizar a pré seleção das músicas inscritas. Outras duas serão destinadas a apresentação das canções em dois bairros da cidade, para que a população defina quatro canções a serem apresentadas na grande final que será realizada na praça da Bíblia.

Para o vocalista da banda Republicanna, Victor Amantéa, o Suburbandas representa um grande incentivo aos artistas, "pela primeira vez a Prefeitura está apoiando a cultura musical de nossa cidade. Espero que a comunidade busque se envolver nesse projeto", afirmou.

O projeto conta com a participação de artistas consagrados no cenário musical e que se destacaram em projeto semelhante. Como o músico Tom Nascimento e o Cris do Morro, do "Vozes do Morro".

A Secretaria de Bem Estar Social por meio da Diretoria de Turismo e Cultura que trabalhou efetivamente para que o projeto fosse implantado na cidade destacou que está otimista com a execução pioneira do projeto que vai agregar cultura, educação e desenvolvimento social.