MINAS CRIA COM A DINAMARCA CENTRO TURÍSTICO NA LAPINHA - O vice-governador Antonio Anastasia lançou ontem o Centro Receptivo Turístico da Lapinha. Projeto em parceria com a prefeitura de Lagoa Santa busca repatriação de parte do acervo de Peter Lund.

Clique em Leia mais...

FOTO CARLOS ALBERTO  -IOF

Local terá estrutura para receber visitantes nacionais e estrangeiros

O vice-governador Antonio Anastasia lançou ontem o Centro Receptivo Turístico da Lapinha. A estrutura de apoio ao turista nacional e internacional será composta por uma área com condições museológicas adequadas para exposição das peças escavadas pelo dinamarquês Peter Lund, paleontólogo que fez dessa região o berço mundial da ciência de ecologia vegetal e referência da arqueologia, paleontologia e espeleologia.
O Centro Receptivo Turístico, uma parceria dos governos de Minas e da Dinamarca, reunirá o acervo paleontológico de Lund, que se encontra hoje em Copenhague. A coleção permanecerá exposta aos visitantes no Centro, que será construído na entrada da Gruta da Lapinha. Haberá um museu climatizado, com todas as condições necessárias para receber peças de alto valor histórico. "Vamos ter aqui infra-estrutura montada para dar conforto ao turista e, em especial, aos alunos das redes pública e privada, para conhecer a história da humanidade", afirmou o vice-governador.

Turismo científico
A região carste de Lagoa Santa, conhecida internacionalmente por sua riqueza científica, cultural e geomorfológica, levou o Governo mineiro a desenvolver o Projeto Linha Lund para sua preservação.

O projeto consiste em ação integrada de vários órgãos do Governo de Minas, como meio ambiente, turismo, desenvolvimento social, ciência e tecnologia, educação, obras públicas, desenvolvimento urbano e cultura, fazendo parte do Projeto Estruturador da Região Metropolitana de BH. Museu da PUC-Minas O marco inicial da Linha Lund é o Museu de Ciências Naturais da PUC-Minas, localizado em Belo Horizonte. O museu guarda fósseis raros do período pleistoceno, como 15 animais gigantes, entre eles, a preguiça, tatus, tigre de sabre, mastodontes e macacos, e ainda 25 esqueletos de animais descobertos e restaurados por Lund.

O marco final está na Gruta do Maquiné - Monumento Natural Peter Lund, passando ainda pelo Parque do Sumidouro e pelas grutas da Lapinha e do Rei do Mato - Monumento Natural Rei do Mato, como focos referenciais principais, com elementos essenciais do carste no percurso. Criado em 2005, o Monumento Natural Peter Lund conserva o sítio histórico-científico Gruta do Maquiné, sua flora e fauna, em área de aproximadamente 72 hectares.

Linha Lund
O Projeto Linha Lund, desenvolvido pela Secretaria Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), cria um circuito turístico pela região carste do entorno da capital mineira, formado principalmente pelas grutas Lapinha (Lagoa Santa), Rei do Mato (Sete Lagoas) e Maquiné (Cordisburgo). Para 2009, a previsão de investimento no projeto é de R$ 5 milhões.

JORNAL MINAS GERAIS - 14/05/2009