O presépio da senhora Maria de Matos Ferreira, localizado no bairro Brant, foi o grande vencedor de 2011 do concurso organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a obra ficou na frente, segundo a avaliação da comissão julgadora, dos presépios de Ana Andréia Martins, do bairro Lundceia e de Marta Correa Magalhães, do Joana DÁrc.

A cerimônia de premiação vai acontecer nesta sexta-feira, 6 de janeiro, no hall da Prefeitura, no centro da Lagoa Santa, o evento será aberto ao público, toda população está convidada a comparecer e prestigiar os vencedores.

O concurso contou com a participação de 12 presépios de várias regiões da cidade, uma comissão julgadora foi organizada para avaliar quais foram as melhores obras considerando os seguintes quesitos: conjunto, originalidade e criatividade/mensagem estética. Mais uma vez a Secretaria de Turismo e Cultura inova ao levar ao conhecimento dos moradores a arte da montagem de presépios na cidade.

História dos Presépios

A origem deste tipo de montagem para a comemoração do natal é incerta. Uma das versões diz que a celebração do nascimento de Cristo vem dos finais do século III, quando os peregrinos visitavam a gruta em que nasceu Jesus, em Belém, a partir desta época é possível identificar representações artísticas que tiveram como objetivo a representação do nascimento de Jesus.

No entanto, os presépios que deram origem ao atual estilo de representação surgiram no século XVI, na Itália. Em 1567 o primeiro presépio nestes moldes foi feito numa casa particular, a da Duquesa de Amalfi, que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e muitas outras cenas. Até ao século XVIII eram sobretudo as cortes que tinham presépios, em geral feitos por artistas famosos.

Além destas origens, historias ligadas a tradição católica contam que em 1223 São Francisco de Assis, em vez de festejar a véspera de Natal na Igreja, como era hábito, preferiu se dirigir a floresta de Greccio, para encenar o nascimento de cristo, afim que as pessoas entendessem melhor o acontecimento, por isso muitos atribuem a ele a invenção do presépio.

{oziogallery 424}

GANHADORES

1º Lugar - R$ 1.500,00

Presépio localizado na rua dos Expedicionários 859 – Brant.

Responsável: Sra. Maria de Matos Ferreira;

2º Lugar - R$ 1.000,00

Presépio localizado na rua Álvaro José dos Santos 1185 – Lundcéia.

Responsável: Sra. Ana Andreia Martim;

3º Lugar - R$ 750,00

Presépio localizado na rua Messias Pinto 62 - Joana DÀrc.

Responsável: Sra. Marta Corrêa Magalhães Ferreira;

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CERIMONIA DE PREMIAÇÃO

Data: 06 de janeiro

Local: Hall da Prefeitura Municipal, Rua São João, 290 – Centro.

Venha prestigiar aqueles que, através da arte, perpetuam as tradições, fortalecendo a nossa história.

Informações: 3688-1390