Ao longo dos últimos anos, a TAM Linhas Aéreas S/A (“TAM”) vem estruturando seu investimento socioambiental de forma a concentrar esforços em ações planejadas e estratégicas. Este investimento envolve, além de iniciativas voltadas à gestão empresarial, o desenvolvimento de ações externas, como doações de passagens aéreas para projetos socioambientais, apoio financeiro para projetos relacionados ao negócio da TAM, parcerias com instituições ligadas ao Terceiro Setor, transporte para tratamentos de saúde e transporte de órgãos, além da doação para instituições beneficentes localizadas nas proximidades dos aeroportos onde a TAM opera.

Em agosto deste ano, a empresa publicou em seu site o edital de apoio para os interessados em apresentar projetos nas áreas de turismo sustentável e de meio ambiente. Interessado no desenvolvimento sustentável da atividade turística da região, a Associação do Circuito Turístico das Grutas (ACTG) em parceria com a Raízes Consultoria elaborou e apresentou o Projeto Artecarste - mãos criativas no Circuito das Grutas visando dar continuidade ao excelente trabalho realizado no Projeto Sumidouro: abraçando nosso parque. Esta semana a TAM começou a divulgar os projetos selecionados para serem executados em 2012 e o projeto do Circuito das Grutas será um deles. "Chegar ao final de mais um ano e poder observar as diversas ações desenvolvidas pela instituição mostra o crescimento e amadurecimento do Circuito das Grutas diante do cenário turístico regional. A aprovação no edital da TAM vem para coroar o excelente ano de trabalho da ACTG. Fechamos o ano de 2011 já renovando para 2012 a intenção de envolver cada vez mais nossos associados e parceiros nas novas oportunidades que se apresentam" comemorou Magno Marques, presidente da ACTG.

O Projeto Artecarste - mãos criativas no Circuito das Grutas apresenta-se como uma forma de dar amplitude ao trabalho dos artesãos da região. Juntamente aos participantes do Projeto Sumidouro, serão selecionados ao todo 50 artesãos moradores das cidades pertencentes ao Circuito das Grutas que participarão deste novo projeto. O projeto prevê a seleção de artesanatos singulares da região e seus respectivos artesãos que participarão

PROJETO SUMIDOURO

A criação do Parque Estadual do Sumidouro na década de 80 afetou em muito os moradores de seu entorno, uma vez que estes não poderiam mais desempenhar suas atividades cotidianas e tradicionais (muitas vezes em desacordo com as regras da unidade de conservação). Através de edital da Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD, a ACTG elaborou o Projeto Sumidouro no intuito de apresentar as comunidades do entorno do Parque Estadual do Sumidouro, novas formas de geração de renda utilizando de forma sustentável os recursos da própria unidade de conservação. No desenvolver do Projeto, o turismo se mostrou a forma mais coerente para conciliar a conservação à geração de renda. Além da sensibilização e mobilização das comunidades, foram ministrados diversos cursos de capacitação evidenciando a vocação turística da região. Um dos itens mais destacados foi o artesanato singular apresentado ao final do projeto. “Durante todo o curso de empreendedorismo, nós do Circuito das Grutas solicitamos aos professores que fomentassem nos alunos o uso da temática local em seus trabalhos. Sabemos que a região tem grande relevância para a pré-história mundial e gostaríamos que esse tema fosse retratado nos produtos dos alunos” disse Marcos Alain gestor da ACTG. Ao final do projeto foi elaborada uma feira para apresentação dos produtos e já na apresentação pode ser percebido que a ideia foi totalmente aderida pelos participantes. Cerâmicas com pinturas rupestres da região, reaproveitamento de madeira para confecção de réplicas de artefatos pré-históricos, telas com pinturas de pontos turísticos da região, além da culinária típica focada na fabricação de doces caseiros foram os produtos que chamaram atenção de todos os presentes.

O CIRCUITO DAS GRUTAS

A entidade Circuito das Grutas foi idealizada em 1998 com o objetivo de planejar, estruturar e fomentar a atividade turística na região. Em 2003 o Estado de Minas Gerais reconheceu a importância da regionalização turística no estado por meio do Decreto 43.321/2003 e Resolução SETUR 007/2003 e a partir de 2006, a nova denominação da entidade passou a ser Associação do Circuito Turístico das Grutas - ACTG, de acordo com o referido decreto que institui os circuitos turísticos de Minas Gerais e em conformidade com a política pública nacional de “Regionalização do Turismo”.

Atualmente a associação conta com 7 municípios, sendo eles: Baldim, Caetanópolis, Cordisburgo, Inhaúma, Lagoa Santa, Matozinhos e Sete Lagoas. Além das prefeituras municipais, podem se filiar à ACTG pessoas físicas ou jurídicas envolvidas ou não com o turismo desde que interessadas no desenvolvimento da rede de associados e atividade turística regional. Os interessados deverão entrar em contato com a ACTG por meio de telefone, e-mail, fax ou pessoalmente na sede da instituição, onde será orientado a preencher o contrato de filiação.