A banda Zé da Guiomar e a cantora Mart’nália vão agitar a orla da lagoa em comemoração aos 278 anos da cidade. Os shows vão acontecer nos dias 16 (sexta-feira) e 17(sábado) de dezembro, a partir das 21h, em frente ao Iate Clube de Lagoa Santa.
PROGRAMAÇÃO DO DIA 17/12
-
Bolo gigante em homenagem ao aniversário da cidade
-
Apresentação da Lira Nossa Senhora da Saúde às 21h
-
Exposição Fotográfica em Homenagem às Pastorinhas
-
Lançamento dos Documentários: Festas Populares e Lagoa Santa:
A cidade foi fundada em 1733 por Felipe Rodrigues, tropeiro viajante que se estabeleceu no local. Era chamada de Lagoa Grande e Lagoa das Congonhas do Sabarabuçu. Seu nome atual teve origem no valor curativo da água da lagoa. O nome Lagoa Santa se deu devido ao valor curativo de suas águas. Foi Felipe Rodrigues, tropeiro viajante, quem primeiro sentiu o efeito benéfico destas águas. Ao lavar os eczemas de sua perna, sentiu-se aliviado de suas dores e obteve a cicatrização de suas feridas.
Em 1938, criou-se o município de Lagoa Santa, desmembrado de Santa Luzia. Lagoa Santa possui um grande acervo arqueológico e paleontológico, cujas descobertas foram iniciadas pelo naturalista e botânico Peter Wilhelm Lund, por volta de 1835. A gruta da Lapinha, com salões de grande beleza, e as lagoas da região são as principais atrações turísticas do município.