O Atrativo Turístico Gruta da Lapinha, desde 1º de maio de 2010, passou a ser gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e não mais pela Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por integrar o Parque Estadual do Sumidouro, ligado diretamente à Secretaria de Estado de meio Ambiente do Governo de Minas Gerais.

Parque Estadual do Sumidouro
Com área total de dois mil hectares, o Parque Estadual do Sumidouro foi criado em 1980, pelo Decreto 20.375, com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e natural existente na região. A Unidade de Conservação é conhecida pela ocorrência de grutas como a da Lapinha, além da lagoa do Sumidouro, a mais importante da região.

Destacam-se também o Poço Azul e a Lapa do Sumidouro, onde se localiza um painel de pinturas rupestres. O Parque do Sumidouro está localizado em um ponto estratégico, a 40 km de Belo Horizonte e a 12 km do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Turismo e Cultura: (31) 3688 1390