A abertura do evento ficará por conta do filme “Pequenas Histórias”, do cineasta mineiro Helvécio Ratton. O diretor quis resgatar para a tela de cinema uma infância lúdica que não existe mais. Trata-se de uma narrativa com quatro histórias à moda antiga, que consegue cativar não só as crianças, mas também os adultos saudosos da infância.
Logo após a exibição do filme, o cantor e instrumentalista Maurício Tizumba vai para o palco, mostrando, por meio de suas músicas, as grandes variações da cultura brasileira. Durante o show “Maurício Tizumba pelo Brasil”, ele vai passear pelos seus 35 anos de carreira. São canções que remetem ao primeiro LP “Caras e Caretas” (1991) e incluem grandes sucessos como “Sá Rainha”, “Camelô de Farol”, “Maurice a Paris”, além de músicas inéditas e composições de Sérgio Pererê e Vander Lee.
Em sua trajetória, Tizumba sempre buscou sensibilizar as pessoas para a beleza da arte mineira e também para a cultura negra. Ele trouxe reconhecimento internacional para os aspectos culturais de Minas Gerais e vem lutando para democratizar a arte a todas as classes e grupos sociais.
Durante as apresentações, o público poderá visitar a Feira Arte Santa, que estará funcionando durante o evento. A Secretaria de Turismo e Cultura trouxe o projeto para Lagoa Santa como forma de garantir cultura e diversão aos moradores da cidade.