Alunos das escolas municipais Dona Aramita e Dona Marucas receberam nesta quinta-feira, dia 5 de julho, os diplomas do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). O programa tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens. A cerimônia aconteceu no auditório da E. M. Professora Claudomira onde os 150 estudantes que participaram do projeto receberam seus certificados.

O Proerd tem inspiração em um projeto educacional semelhante que foi implantado com sucesso nos Estados Unidos.

A iniciativa é desenvolvida através de uma parceria que envolve vários segmentos sociais. O programa constitui-se na aplicação de 10 lições às crianças do quinto ano do ensino fundamental. As lições são realizadas em encontros semanais entre um policial Proerd e as crianças, durante o semestre letivo.

Pesquisas científicas feitas no mundo inteiro comprovaram a eficiência de programas como este, que proporcionam uma redução da violência e do uso indevido de drogas entre jovens por meio do diálogo e da educação. Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto (família, escola e PM) propiciam melhores condições para que os alunos façam escolhas adequadas. Dentro desta perspectiva as crianças e os adolescentes Proerdianos têm aguçadas a sua auto-estima, para saber lidar com as tensões do dia-a-dia.