A Prefeitura de Lagoa Santa continua colhendo os frutos do Projeto Agricultura Urbana. Foi realizado um curso promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para identificação e utilização de plantas medicinais provenientes
do cerrado da cidade.

Plantas medicinais provenientes do cerrado de Lagoa Santa
Ministrado pelo Grupo Comunitário Semear de Belo Horizonte e com uma carga horária de 20 horas, o curso levou aos participantes técnicas de fabricação caseira de sabonetes medicinais, pomadas, xaropes, gotas digestivas, extratos e ervas para uma farmácia caseira. Todo o material utilizado no curso foi fornecido pelo Ministério de Desenvolvimento Social.

Marcos Jota, coordenador do projeto Agricultura Urbana em Lagoa Santa, comenta que é importante ficar atento para a dosagem correta na hora do preparo dos remédios e chás. "A qualidade dos remédios vegetais depende do controle das quantidades de água e de ervas nas receitas, pois seu consumo equivocado ou em excesso pode ser prejudicial", diz.

"Gostei muito de participar do curso e aprendi que por um custo muito baixo podemos manter plantas medicinais em pequenos espaços nas nossas casas", afirma Regina Magna de Souza, integrante do projeto. Já para Maria José Pinheiro, o curso foi um aprofundamento. "Eu já tinha o costume de fazer remédios caseiros, de acordo com ensinamentos da minha avó e neste curso me aprofundei no tema e já fiz xarope e sabonetes para uso próprio", diz.

O projeto Agricultura Urbana desenvolve no município o trabalho das hortas comunitárias nos bairros da cidade e estendeu suas atividades para o conhecimento dos recursos terapêuticos das plantas medicinais existentes no cerrado da cidade.