A Fundação Milton Campos, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), desenvolveu o projeto "Drogas Por Quê? Desafios Para a Educação".
A finalidade do projeto é a capacitação de agentes multiplicadores, focados na figura de diretores e coordenadores de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, representantes dos serviços de saúde e assistência social e, ainda, entidades que trabalham no combate ao uso indevido de drogas.
Em Lagoa Santa, a etapa do projeto aconteceu no dia 12 de abril, no CEP (Centro de Educação Presencial) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal. O evento contou com a participação de mais de 150 pessoas.
As palestras foram ministradas pela mestre em educação, Helena Albertani, e a psicóloga Vera da Ros, especialistas no assunto. Os trabalhos foram divididos em dois turnos, manhã e tarde.
Ao todo, serão realizados 16 seminários no Estado. Estima-se que deverão ser capacitados cerca de 1500 profissionais só em Minas Gerais. Serão distribuídas 77 mil cartilhas da série "Por dentro do assunto" da SENAD para que os professores possam trabalhar com os alunos em sala de aula.
A importância desta iniciativa foi demonstrada pela presença das mais expressivas autoridades locais, tais como o prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, o Subsecretário de Políticas sobre Drogas do Estado de Minas Gerias, Cloves Eduardo Benevides, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa Santa, Joaquim Rufino, o vice-prefeito de Lagoa Santa, Leônidas Araújo, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Paula Tavares Villar, a Secretária Municipal de Educação, Nila Alves de Rezende, o Delegado Especial de Polícia Civil da Comarca de Lagoa Santa, Dr. Almir de Carvalho Cesário, dentre outras.
A expectativa é que este encontro contribua de forma efetiva para o combate ao uso indevido de drogas em nosso país.