Com o objetivo de propiciar segurança para as atividades de lazer das crianças da cidade, parquinhos infantis foram instalados ao lado das Academias Livres. Desta maneira, os pais podem se exercitar enquanto seus filhos brincam, toda a familia pode se divertir junta. No entanto, estes parquinhos estão sendo alvo da ação de vândalos, que roubam peças e danificam o equipamento.

Após uma vistoria realizada nos parquinhos infantis recém instalados na cidade, foi constatado que algumas peças dos brinquedos foram furtadas, o que compromete a segurança das crianças que o utilizam. A equipe de manutenção da prefeitura já está trabalhando para a recuperação dos parquinhos, no entanto a população deve estar atenta para ações que causem prejuízo a estrutura de lazer do município. Vale ressaltar que estes parquinhos são adequados para crianças de até 11 anos, a utilização feita por crianças acima desta idade também pode afetar as condições do equipamento.

A cidade tem disponível até agora 15 parquinhos do total de 30 adquiridos pela Prefeitura. Os parquinhos contam com casa panorâmica, escorregadores de plástico, cadeirinha baby, vai e vem de plástico, balanços, triângulos, barra de trapézio e casinha com escada. O projeto tem o objetivo bem democrático, pois serão instalados parquinhos por toda a cidade.

Além do investimento na qualidade de vida dos moradores da cidade com as Academias Livres nos bairros, a Prefeitura também investiu no lazer com a implantação dos parquinhos infantis ao lado das Academias. A iniciativa visa proporcionar ao povo de Lagoa Santa um espaço para que toda a família esteja reunida, os adultos praticando exercícios físicos e as crianças se divertindo nos parquinhos. Nos parquinhos infantis que não foram danificados, as crianças podem se divertir com segurança em equipamentos adequados com a estrutura preparada para o lazer infantil.

Como os parquinhos estão sendo instalados ao lado das Academias, a proximidade do dispositivo vai possibilitar que pais e mães pratiquem os exercícios enquanto acompanham a diversão dos filhos.