Conscientização, palestras, doação de mudas e muita diversão. Foi assim que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente comemorou, no dia 6 de junho, o encerramento da semana do meio ambiente em Lagoa Santa.

Rua de Lazer e distribuição de mudas durante o dia

Pela manhã foi montada uma grande rua de lazer que contou com a exposição de trabalhos de artesãos feitos de material reciclado, posto de doação de mudas, praça de alimentação e área de recreação com brinquedos e oficinas temáticas com o tema meio ambiente.

Na parte da tarde, no anfiteatro da praça Dr. Lund, o grupo de teatro Karecoragem formado por catadores de materiais reaproveitáveis da ASMARE, ex-moradores de rua e atores profissionais realizou uma série de encenações teatrais que promoveram uma reflexão sobre o meio ambiente, educação ambiental e coleta seletiva.

Alexandre Bertozzi levou seus dois filhos ao evento em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. "Hoje o mundo está muito materialista e as relações humanas não estão valorizadas. Esta iniciativa resgata a proximidade, além de propiciar interatividade", disse Bertozzi que residente em Lagoa Santa há apenas três meses.

Cecília Miguel também levou seus dois filhos ao evento e elogiou a iniciativa. "É muito bom ver que a administração da cidade se preocupa com a cultura e atividades sociais", enfatizou. Valter Cezar Souza, morador do bairro Centro, comenta sobre a importância de se conscientizar as crianças. "É muito importante comemorarmos o dia do meio ambiente e conscientizar a população, sobretudo as crianças, que são o futuro da cidade e são responsáveis pela continuidade dessa educação ambiental."

Andréia Batista, moradora do bairro Joá também comentou sobre a conscientização das crianças. "Acho ótimo momentos como esse, passamos um dia diferente além de ser uma oportunidade de socialização. A participação das crianças também é essencial, elas gostam das brincadeiras e acabam aprendendo muito. A conscientização começa na escola e continua em eventos como esse. Minha filha tem três anos e está envolvida", finalizou.
O Secretário de Meio Ambiente Breno Salomão Gomes acredita que a forma mais fácil de preservar o meio ambiente é contar com a colaboração e a mobilização da população. "Temos uma grande responsabilidade em nossas mãos, pois cuidar do meio ambiente é dever de cada cidadão e uma responsabilidade de todos nós", finaliza.
Segundo o Prefeito Rogério Avelar a Prefeitura vem realizando um trabalho intenso na preservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida da população. "Dentre os trabalhos realizados já conseguimos saltar de 13 % de ligações de rede de esgoto para mais de 60%. Estamos investindo em saneamento em diversos bairros da cidade e investindo na melhoria da qualidade de vida dos moradores", disse.
Grupo de teatro Karecoragem na Praça Dr. Lund

{morfeo 4}