O novo prédio do 2º grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente de Lagoa Santa foi inaugurado nesta quarta-feira, 17 de outubro, em cerimônia realizada com a presença do Prefeito Rogério Avelar, da Secretaria de Meio Ambiente Jussara Rodrigues Viana, da Promotora de Justiça Dra. Janaína Keilly Brandão além dos diversos membros da PMMG.
A construção foi realizada por meio de uma contrapartida prestada pelos grupos empresariais Pathers e Caparaó que disponibilizaram recursos para as obras.
O 2º grupamento foi fundado em 1983, quando ainda era chamado Primeiro Grupamento de Polícia Florestal de Lagoa Santa. A partir de 2002, com a nova articulação da Polícia Militar de Minas Gerais, passou a chamar 2º Grupamento de Meio Ambiente de Lagoa Santa.
Atualmente, o grupamento atende uma área que abrange os municípios de Lagoa Santa, Vespasiano, Confins, Capim Branco, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Matozinhos, Prudente de Morais, Jaboticatubas e Santana do Riacho, e conta com um efetivo de 12 policiais militares, sendo 1 sargento, 8 cabos e 3 soldados.
Mais de 1.500 operações para coibir atividades danosas ao meio ambiente foram efetuadas pelo grupamento. Desde 2010, foram lavrados mais de R$1,5 milhão em multas e 61 armas de fogo foram apreendias. Essas armas eram utilizadas em atividades relacionadas à caça de animais silvestres. Mais de 200 redes e tarrafas utilizadas na pesca predatória foram recolhidas, além da prisão em flagrante de autores de crimes ambientais.
2º grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente de Lagoa Santa
Rua Santos Dumont, 223
Bairro: Várzea