Empresas e condomínios da cidade estão aderindo ao programa Abrace o Verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Eles estão adotando algumas áreas públicas da cidade e compartilhando, com o Poder Público, a responsabilidade ambiental. São praças, parques e canteiros que vão receber projetos de paisagismo, fruto da parceria entre as empresas e condomínios com a Prefeitura de Lagoa Santa.

A cidade recebe benefícios como a execução de projetos de paisagismo

O Programa Abrace o Verde tem por objetivo captar parcerias com a iniciativa privada visando à adoção de áreas verdes públicas. Podem participar do Programa pessoas jurídicas (empresas, associações, instituições de ensino, condomínios) bem como pessoas físicas. É necessário apenas o interesse para iniciar o processo de adoção.

No mês de dezembro foi assinado convênio entre a Prefeitura de Lagoa Santa e os Condomínios: Estâncias das Amendoeiras, Residencial Condados da Lagoa e Condados de Bouganville. Eles pretendem adotar a área verde do Distrito Industrial da cidade.

O Distrito Industrial abriga a nascente do córrego Fidalgo que abastecendo o córrego Jaque, que por sua vez deságua no Rio das Velhas. Através da adoção está previsto a criação de um plano de manejo para a área visando a sua preservação e conservação das nascentes.

Também estão em processo de adoção, parte do canteiro central da Avenida Acadêmico Nilo Figueiredo, no qual três empresas estão elaborando e executando o projeto paisagístico e posteriormente vão iniciar a adoção para a manutenção do local.

Através do programa, o adotante terá como principal benefício a associação de sua marca com um programa de proteção e preservação ambiental, o que pode levar à valorização da mesma como uma empresa ambientalmente responsável.

A população também ganha com o programa, pois a cidade recebe benefícios como a execução de projetos de paisagismo, tornando mais bonita e aprazível a cidade, o incremento da qualidade de vida e a criação de uma consciência ecológica a partir da responsabilidade com a manutenção do espaço verde.

Participe você também, deixe uma área mais verde e mais bonita. Mais informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, telefone 3688 – 1370.