Conforme tem sido bastante difundido, a gestão eficiente da energia elétrica é um desafio a ser enfrentado pelos Governos Municipais rumo ao desenvolvimento sustentável. Dentro desta perspectiva a Prefeitura de Lagoa Santa, através do Decreto Municipal de número 2.259 (13/02/2012), criou a UGEM – Unidade de Gestão Energética Municipal, que tem como objetivo o gerenciamento da utilização da energia elétrica em todas as unidades consumidoras vinculadas à PMLS.

Apesar da equipe da UGEM estar vinculada a Secretaria de Obras e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é fundamental que todos os setores da Prefeitura Municipal colaborem de forma ativa em todas as demandas apresentadas.

A PMLS deverá apresentar relatórios bimestrais à CEMIG, mencionando toda e qualquer intervenção tomada no sentido de reduzir consumo de energia elétrica.
Lembramos que racionalizar é diferente de racionar, e que o combate ao desperdício é a fonte de energia mais barata e limpa que existe.

Desta forma, a UGEM tem trabalhado para levantar estatísticas de gastos energéticos por todos os setores da Prefeitura Municipal, prédios públicos, alugados ou vinculados ao Município por convênio ou parceria, com o objetivo dar mais eficiência ao consumo de energia pela instituição.