Lagoa Santa recebe mais um curso de nível superior em 2011. A Universidade Federal de Viçosa inaugura na cidade o pólo do curso à distância de Licenciatura em História, que visa formar professores para atuarem no ensino básico.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de janeiro no site da COPEVE (www.copeve.ufv.br), através do link Inscrições para o Processo Seletivo Específico para Profissionais da Educação Básica.

A Licenciatura em História é voltada preferencialmente para professores que já atuem nas escolas públicas estaduais e municipais, mas também terá uma demanda social para qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio. As provas serão realizadas no dia 13 de fevereiro e as aulas terão início ainda no primeiro semestre de 2011.

O professor que desejar se inscrever no curso deve ter pelo menos três anos de exercício na rede pública ou se inscrever na Plataforma Freire até o dia 15 de dezembro (quarta-feira) e receber homologação da Secretaria de Estado da Educação. As inscrições para os professores da Plataforma Freire podem ser feitas através do link http://freire.mec.gov.br/index-static.

Ao todo são 60 vagas, sendo 50 para professores e 10 para a demanda social. Porém, as vagas destinadas aos professores que não forem preenchidas serão destinadas à demanda social.