A exposição realizada anualmente divulga os trabalhos metodológicos de alfabetização desenvolvidos pelos educadores do município com as crianças da rede pública de ensino que abrange as creches, Educação infantil e fundamental I (1º ao primeiro ao 5º ano) da rede Municipal de ensino

A mostra é uma das ações promovidas pelo Núcleo de Alfabetização e Letramento, que no município está sob a coordenação da professora emérita da UFMG, Dra. Magda Soares. O Núcleo é um espaço aberto para a discussão teórica e prática sobre o ensino, além de proporcionar um ambiente para troca de experiências.

Este ano, a abertura do evento contou com a apresentação do Coral do Projeto de Tempo Integral da Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida, sob regência do maestro Dener Fernandes com a participação do tecladista Alexandre Zupo e dos coralistas Mariana Pezzini, Kaique e Samuel. Em seguida, a turma da professora Maria José, da Escola Municipal Doutor Lund apresentou a peça de teatro “A onça teimosa”.

A Secretária de Educação, Nila Rezende, contou a trajetória do Núcleo de Alfabetização e Letramento, ressaltando a sua importância no fortalecimento da educação na cidade. “As formas criativas, a qualidade do processo da leitura e da escrita funcionaram como alicerces dos resultados que alcançaram números extraordinários”, disse.

A professora Emérita da UFMG, Doutora Magda Becker Soares, pontuou sua experiência e o grande desafio dos projetos educacionais em nosso país e lembrou que, “apesar dos programas já criados conquistarem sucesso, eles nascem, crescem e morrem”. O que não aconteceu segundo ela, com o Núcleo, que cresceu e manteve sempre vivo o compromisso da educação pública na rede municipal sem perder o entusiasmo e compromisso.

O apoio da gestão foi essencial para a manutenção do projeto que foi construído coletivamente. “É admirável a solidariedade de todos os professores partilhado em busca dos mesmo ideais” completou Magda.

Para o prefeito, Rogério Avelar, “investir em educação é essencial para a formação do cidadão consciente e engajado”. Em seu discurso, ele agradeceu o empenho e participação de todos os educadores da rede, em especial, a Dra. Magda Soares, pelo engajamento e amor às crianças.