Estudantes da Escola Municipal Professora Mércia Margarida Lacerda Machado foram destaque na XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

 

 

Onze alunos da escola ganharam medalhas na olimpíada, sendo oito de ouro e três de prata. O número de medalhas dobrou em relação à última participação da instituição no evento. Competiram mais de 700 mil alunos de várias instituições públicas, privadas, urbanas e rurais de todo o país.


De acordo com a diretora da escola Mércia Margarida, Lúcia Maria da Silva Gonçalves, ressalta que o bom desempenho dos alunos e professores da instituição de ensino é resultado de um trabalho contínuo que tem, anualmente, colocado a escola em evidência.


Os medalhistas da escola foram Alison Gabriel Silva Oliveira, Ana Luiza da Silva Miranda, Clara Melissa Oliveira Pego, Gabriela Flávia Inácio Correia, Gabriela Rodrigues Guedes, Kamila Ferreira Lima, Letícia Santos Rodrigues, Renan Douglas Ferreira Bimbato, Daniel Marques, Gabriel Lucas Penna Rodrigues e Willyenne Lopes de Souza.


O julgamento é feito por uma comissão composta por astrônomos profissionais vinculados à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira (AEB). A participação na competição não é obrigatória e depende do engajamento de cada escola, podendo participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.