Todos os seis trabalhos produzidos por profissionais da educação do município de Lagoa Santa foram selecionados para o “XII Ciclo de Debates, Oficinas e Mostra de Trabalhos sobre Educação Inclusiva - Formação de professores: articulação política, teoria e prática para a inclusão escolar”, promovido pelos professores/cientistas da Faculdade de Educação da UFMG. Os trabalhos contemplam processos educativos e práticas pedagógicas que contribuem para tornar a escola uma instituição acessível ao público alvo da Educação Especial

O Ciclo de Debates acontecerá de 9 a 11 de setembro, na sede da instituição - Avenida Antônio Carlos, nº 6627, Pampulha - onde os trabalhos serão apresentados, sob a orientação da chefia de inclusão do Centro de Informação e Formação dos Alunos com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades (Centro IN + Formar)

Inclusão em Lagoa Santa

O Centro de Informação e Formação de Alunos “IN + Formar” foi criado para promover e desenvolver a meta do Plano Nacional de Educação e tem como objetivo apoiar a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas de ensino regular de forma consciente, oferecendo também apoio aos pais e educadores.

Além do Centro, situado no antigo prédio da Escola Dr. Lund, os alunos com necessidades especiais matriculadas na rede regular de ensino continuarão recebendo total apoio nas escolas por meio das salas de recursos multifuncionais.

Atualmente Lagoa Santa tem 17 salas de recursos em funcionamento e uma em implantação, oferecendo por meio de material didático e atividades diversificadas a inclusão das crianças no ambiente escolar. O objetivo da Secretaria de Educação é de que todas as 22 escolas do município em breve possam contar com esse apoio.

Confira os títulos dos trabalhos selecionados pelo comitê científico do evento:

1- TÍTULO: Implantação, Sistematização e Desenvolvimento de Trabalho Inclusivo das Crianças com Altas Habilidades em Lagoa Santa

Autores: Kenny da Conceição Vieira Costa e Walkiria Ramos Peliky Fontes

Eixo Temático: Processos Educativos para Inclusão do Público Alvo da Educação Especial

Categoria: Pôster

2- TÍTULO: Implantação de Acompanhamento Psicológico Para Criança Público Alvo da Inclusão

Autores: JÚLIO, Hellen L.S.; Co-autor: FONTES, Walkiria R.P.;

Eixo Temático: Processos Educativos para Inclusão do Público Alvo da Educação Especial

Categoria: Pôster

3- TÍTULO: Entre o discurso e a prática da avaliação no contexto escolar: inclusão ou exclusão

Autor: Esmeralda de Oliveira Vieira

Eixo temático: Avaliação da Aprendizagem na escola Comum da Educação Básica

Categoria: pôster

4- TÍTULO: Transtorno Desintegrativo da Infância e Rituais Escolares: Fonte de Aprendizagem

Autor: Kátia Regina Eburnêo

Eixo Temático: Processos Educativos para Inclusão do Público Alvo da Educação Especial

Categoria: Pôster

5- TÍTULO: Projeto LIVRO BRINQUEDO BRAILLE

Autor: Imaniche, R.Karina S.;

Eixo Temático: Tecnologias e Recursos Pedagógicos Assistivos

Categoria: Apresentação Oral

6- TÍTULO: Dados do AEE do Município de Lagoa Santa-MG: Conhecendo a Realidade para Incluir

Autor: FONTES, Walkiria R.P.;

Eixo Temático: Processos educativos para inclusão do público alvo da Educação Especial

Categoria: Pôster (Convidado para apresentação Oral pelo Comitê Científico do Congresso)