Foi realizado nesta terça-feira, 5/8, o lançamento do projeto “Corpo Cidadão”. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação e a empresa Cimentos Liz, por meio da Lei de Incentivo a Cultura e conta com a participação do Grupo Corpo.


O projeto fundado pelo Grupo Corpo Companhia de Dança promove oportunidades educativas e de desenvolvimento integral a crianças e jovens, através da arte e educação.


Em sua fase inicial o “Corpo Cidadão” está sendo implantado nos bairros Aeronautas e Visão e vai proporcionar aos jovens e crianças da região, durante o período de um ano, oficinas de músicas, danças e artes.


O projeto será desenvolvido na sede do Centro de Educação Ambiental da empresa Cimentos Liz e será realizado com turmas de todas as idades e de forma interdisciplinar. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver valores como criatividade, respeito, construção coletiva, além de praticar ações voltadas para a inclusão social e a valorização do diálogo por meio de experiências artísticas e culturais.


Nesse primeiro dia de encontro entre a equipe do projeto e as crianças, foram realizadas atividades recreativas, apresentação musical e de dança dos jovens de Belo Horizonte ligados ao projeto, além disso as crianças, pais e professores presentes puderam conhecer o espaço, a equipe e o trabalho que vai ser realizado.


De acordo com a fundadora do "Corpo Cidadão", Miriam Pederneiras, o projeto tem como objetivo desenvolver as habilidades das crianças, "aqui as crianças vão aprender que educação também se faz através da dança, da música e da arte", afirmou.


Grupo Corpo


Fundado em 1975, em Belo Horizonte, o Grupo Corpo mantém diversos projetos sociais e conta com dez balés em seu repertório. A companhia mineira de dança contemporânea se destaca também no cenário internacional com apresentações na Islândia, Estados Unidos, Líbano, Itália, Cingapura, Holanda, França e Japão.