O clássico literário Bonequinha Preta (1938), de Alaíde Lisboa de Oliveira, está comemorando 75 anos. Para celebrar a data, a Prefeitura de Lagoa Santa, por meio da Secretária Municipal de Educação, promoveu nesta terça-feira, 09, uma apresentação lúdica da obra.

O evento, voltado aos alunos das escolas municipais, foi realizado no auditório da Escola Municipal Dr. Lund em dois horários: às 8h30 e às 13h30.

Participaram do evento o prefeito, dr. Fernando Pereira, a secretaria de Educação, Daniela Alves, a professora emérita da UFMG e coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento, Magda Soares, a professora e filha da autora da obra, Maria Lisboa, e o diretor da Editora Lê (responsável pela publicação da obra), Alencar Mayrink.

Segundo o prefeito, o evento tem grande valor educacional já que “é importante trabalhar com as crianças o lado lúdico”.

Maria Lisboa se apresentou como irmã da Bonequinha Preta e ressaltou a juventude que a personagem conserva. “Minha mãe sempre disse que gostava de escrever. Ela dizia que quando escrevemos ficamos eternos”, afirmou Lisboa. Para ela, os livros escritos pela mãe a imortalizaram.

O evento contou com a encenação dos alunos da Escola Municipal Dona Aramita; a apresentação da contadora de histórias, Alessandra Nogueira, com “A mala de histórias da vovó Alaíde”; e a participação das alunas do Pré-Escolar Municipal Antônio de Castro Figueiredo.