No início de julho aconteceu no ginásio Poliesportivo a solenidade de formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd. Mais de 300 alunos de seis escolas do município receberam o diploma, comprometendo-se a combater as drogas e a violência.

Os formandos são do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Cecília Dolabela Portela Azeredo, Escola Estadual Tiradentes, Escola Estadual Reparata Dias de Oliveira, Escola Municipal Dona Maria Augusta, Escola Municipal Messias Pinto Alves e Escola Municipal Odete Valadares.

O Proerd é um programa educacional que surgiu através da iniciativa da Polícia Militar e conta com o apoio da Secretaria de Educação. Tem como objetivo combater a violência e prevenir o uso de drogas entre os jovens. Durante o curso as crianças aprendem a lidar com tensões e possíveis pressões no cotidiano. Os valores éticos, morais e sociais adquiridos pelos alunos durante o curso permitem melhores condições para que eles possam dizer não as drogas e a violência.

O programa é desenvolvido através de parcerias entre a Polícia Militar, as famílias, escolas e a Prefeitura de Lagoa Santa. As lições são repassadas aos alunos através de encontros semanais com a policial Proerd durante o semestre letivo.

Ao final do programa os alunos elaboram uma redação contando sobre o que aprenderam. As melhores redações de cada escola foram lidas durante a formatura.