Os trabalhos desenvolvidos na sala de leitura Braille da Biblioteca Pública Municipal foram apresentados terça-feira, 14, durante uma reunião que contou com a presença de leitores portadores de deficiência visual, bibliotecárias, representantes das secretarias de Educação e Bem Estar Social e do prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira.

alt

A sala conta com um acervo de 250 obras compostas por volumes em Braille e livros em áudio. A iniciativa, que está sendo desenvolvida no município, faz parte do programa de atendimento aos portadores de deficiência visual, portadores de baixa visão e seus familiares.

Na sala Braille, os usuários podem contar com computador e programas que auxiliam na digitação de textos através da leitura das teclas digitadas, empréstimos de livros escritos em Braille e orientações sobre os direitos dos portadores de deficiência visual. A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, também disponibiliza o transporte para os usuários cadastrados no programa.

Para o prefeito Dr. Fernando, os trabalhos destinados aos usuários da sala Braille de Lagoa Santa cumprem um papel social de grande importância. “Encontramos aqui uma forma de valorizar o cidadão já bastante penalizado no seu dia a dia. É uma questão de sensibilidade, um trabalho de amor ao próximo e um compromisso com uma função social inclusiva”, disse.

Isabel Pereira utiliza a sala Braille desde a sua criação e diz estar muito contente com o apoio oferecido aos portadores de deficiência visual. “Fiquei feliz com a criação da sala na cidade. Perdi a minha visão há pouco tempo e foi muito difícil me acostumar à nova realidade. Aqui encontro conforto, carinho, ajuda e é onde busco energia para superar as dificuldades”, finalizou.

Oficinas Braille

As oficinas do setor Braille acontecem todas as terças-feiras a partir das 8h na Biblioteca Pública Municipal. Interessados em participar devem entrar em contato por telefone.alt

A Biblioteca está localizada na Praça Dr. Lund, ao lado do antigo prédio da Escola Municipal Dr. Lund. Seu acervo conta com mais de 48 mil exemplares e o horário de funcionamento é das 7h30 às 18h, de segunda à sexta-feira. O telefone para contato é o 3681- 4869.