Depois da recente adesão ao Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC) e seis anos desenvolvendo o Projeto Alfaletrar (do Núcleo de Alfabetização e Letramento), a Secretaria Municipal de Educação também aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) do Governo Federal.

O curso, que este ano terá ênfase na alfabetização e letramento, é destinado aos professores alfabetizadores do 1º ciclo do ensino fundamental, prioritariamente aos atuantes em turmas de 1º, 2º e 3º anos das séries iniciais do ensino fundamental. O curso terá carga de 120 horas e serão oferecidas bolsas de estudo.

As inscrições podem ser feitas nas escolas de lotação de cada professor.

O Pacto

O objetivo deste Pacto é alfabetizar em língua portuguesa e matemática todas as crianças das escolas municipais e estaduais urbanas até o 3º ano do ensino fundamental. A alfabetização até os oito anos de idade é um marco estratégico para a alfabetização da criança, por isso a meta é que os alunos adquiram nesta idade competências básicas em leitura, escrita e nas primeiras operações matemáticas.

Por meio deste Pacto, o Governo Federal irá garantir aos estados e municípios recursos e instrumentos para a alfabetização até o final do 3º ano do ensino fundamental. Além disso, receberão novos livros didáticos, obras de apoio ao professor, recursos digitais e conteúdo multimídia específicos para alfabetização.