edc 21

O Iº Encontro de Educadores – “Novos olhares e perspectivas de aprendizagens” foi realizado em fevereiro. Aberto pelo prefeito de Lagoa Santa, Doutor Fernando Neto, o evento contou com a presença de mais de 700 profissionais da área da educação e marcou o início das ações da Sec. Mun. de Educação para o quadriênio 2013/2016.

Realizado na Escola Municipal Dr. Lund, o encontro teve a coordenação da Sec. Mun. de Educação, Daniela Alves da Silva. O Vice Prefeito e Secretário Municipal de Bem Estar Social, Genesco Neto; o Diretor de Esportes, Douglas Matos; a Diretora de Meio Ambiente, Fátima Gouvea; a 1ª Dama, Sra. Selma Burni, além de vereadores e autoridades municipais prestigiaram o evento.

O encontro teve como destaque a participação de três grandes educadores: professor, mestre e doutor Leszek A. Szmuchrowski, da UFMG. Natural da Polônia, Leszek se especializou em Ciências do Esporte e Bioengenharia. Atualmente é Coordenador técnico-científico do Centro de Excelência Esportiva da UFMG. O tema de sua apresentação foi o programa “Atletismo para Todos”. O professor Leszek mostrou aos educadores a importância da atividade física para o desenvolvimento físico e mental dos jovens.

A professora emérita, dra. Magda Becker Soares, da UFMG, também se destacou com o tema “Escola Pública: A Utopia Possível”. Ela apresentou aos educadores as várias maneiras de estimular os alunos a se envolverem cada vez mais com o ambiente escolar, além de uma nova perspectiva de ensino para as escolas públicas.

O professor e dr. Marco Antônio Alvarenga, finalizou o primeiro momento do encontro ministrando a palestra “Bullying - Um Problema Nosso”. O professor aboimpactos (sociais, físicos e psicológicos) que uma criança/adolescente apresenta quando vítima, alertando os educadores quanto aos sinais e tipos de bullying característicos nas escolas. Segundo o educador, “essa prática é impactante na vida de todos os atores envolvidos, desde quem o pratica, até a família de quem sofre o bullying”, explicou o professor.

Na segunda etapa do encontro, a palestrante Ângela Maria Vieira Pinheiro falou sobre dislexia, mostrou como este distúrbio afeta o aprendizado em sala de aula. A palestrante abordou a situação da dislexia no Brasil e as formas de se identificar e lidar com o aluno com dificuldades de ler, soletrar ou até mesmo identificar as palavras.

Ângela também trouxe trabalhos de alunos dos cursos de mestrado e doutorado da UFMG. O Mestrando, Douglas Araújo de Oliveira, e as alunas do Proex-UFMG levaram dados técnicos dos trabalhos realizados.


OFICINAS

Simultaneamente à apresentação da docente e dos alunos de mestrado, foram realizadas palestras e oficinas de capacitação para todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação. Foram 16 capacitações entre oficinas e palestras.

A nutricionista Eugênia Ribeiro ministrou uma capacitação sobre a conservação e o cuidado com os alimentos. Ela mostrou a importância de se oferecer uma merenda de qualidade e os cuidados que vão, desde a elaboração do processo licitatório para aquisição de gêneros alimentícios, até o seu correto transporte e acondicionamento nas escolas.

A profª.Maria Geralda Vilela Cupertino que gerencia o Projeto Escola Viva em Belo Horizonte, contribuiu com a formação dos profissionais fora da regência demonstrando como é possível desenvolver “boas práticas de convivência na escola”.

Destinada aos professores de geografia da Rede Municipal de Ensino, a capacitação realizada pela geógrafa, Simone Medina, enfatizou a utilização da cartografia em sala de aula. Foram abordados assuntos como a utilização dos mapas e as novas técnicas de ensino da cartografia dentro da sala de aula.

A Educação Inclusiva foi trabalhada pela Mestre em Educação, Liliana Martino Bertola, com o tema: O Atendimento Escolar Especializado – NEE (Necessidades Educacionais Especiais) e AEE (Atendimento Educacional Especializado) foi abordado de forma valiosa e verdadeira para a educação inclusiva.

A mestre em História pela UFMG, Myriam Becho, que atualmente revisa toda uma coleção de livros didáticos de História, se juntou aos professores para somar o ensino da disciplina para as crianças com seu talento e entusiasmo.

edc 1As professoras Joaquina Duarte e Rejane Christina trabalharam a nova lei que rege a carga horária do Professor, com disposição para sanar dúvidas sobre este assunto de interesse prático na vida do professor.

A profa. dra. Grace, do Núcleo de Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG apresentou o que há de mais recente sobre investigação em neurociência para os professores de ciências e outros espectadores interessados em tecnologia de ponta.

Já Denise Drumond abordou em sua palestra os modelos e procedimentos administrativos a serem adotados nas escolas. A palestra foi destinada àqueles que lidam no dia a dia com a gestão administrativa das escolas. Finalizando o ciclo de palestras, Maria da Consolação abordou as diferentes linguagens como estímulo ao aprendizado nas séries finais.

CONGRESSO EM SALVADOR

Um momento muito esperado foi o sorteio das duas inscrições para os três Congressos (3 em 1) que acontecerá na cidade de Salvador, nos dias 27 e 28 de abril (sábado e domingo). O Conexa Eventos sorteou: Vanessa Correa Borges e Fabrícia Drumond de Andrade. Elas passarão 2 dias inteiros mergulhadas nas últimas novidades em “VI Congresso Internacional Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem, III Congresso Brasileiro de Alfabetização, Letramento, Leitura e Produção de Textos e I Simpósio Internacional para Dirigentes da Educação Pública.”

A Secretária Municipal de Educação, Daniela Alves da Silva, encerrou o encontro agradecendo a participação de todos. Ela comemorou o sucesso do encontro e disse estar muito confiante no trabalho que toda sua equipe irá desempenhar. “Montamos uma equipe muito bem preparada e qualificada, que vai oferecer aos alunos um ensino de qualidade e eficiente, preparando-os para o mundo. Deixo as portas da Secretaria à disposição de todos vocês”, salientou a secretária.

{oziogallery 485}