Estudo comprova real evolução da educação na cidade. Alunos do município obtiveram média superior em relação ao grupo de cidades que Lagoa Santa faz parte.
![]() Os alunos do município tiveram êxito nos resultados avaliados pelo Estado. |
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Aconteceu no dia 5 de março na Secretaria Municipal de Educação a reunião entre as diretoras das escolas da rede municipal de ensino e a professora emérita da UFMG e coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento, Magda Soares. O objetivo do encontro foi analisar os resultados do Programa de Avaliação da Educação Pública - PROALFA 2008 que compõem o Sistema Mineiro de Avaliação - SIMAVE. As provas foram aplicadas em outubro do ano passado para os alunos do 3° ano do ensino fundamental em todas as escolas públicas do Estado. Essa avaliação verificou os níveis de alfabetização alcançados pelos estudantes e identificou os problemas existentes, além de orientar possíveis estratégias a fim de alcançar a meta de alfabetizar todas as crianças do Estado até os oito anos. Em Lagoa Santa cerca de 690 crianças fizeram a provinha. A professora Magda Soares fez um estudo minucioso dos resultados, com análise individual dos alunos e de cada escola do município. Os alunos tiveram êxito nos resultados e está acontecendo uma real evolução na educação do município. Lagoa Santa obteve uma média de 495,4 pontos, número superior à média dos alunos abrangidos pela Superintendência Regional de Ensino Metropolitano C. Para Magda Soares, as avaliações externas como o Proalfa do Governo Estadual e a Provinha Brasil aplicada pelo Governo Federal, são importantes por repassar uma visão geral do país. "Elas indicam o que estão esperando dos nossos alunos em nível nacional e estadual", afirma. Hoje a rede municipal trabalha com esses resultados aliado as avaliações diagnósticas desenvolvidas pelo município, o que permite o desenvolvimento de um trabalho permanente de formação dos alunos da rede. Segundo a Secretária de Educação, Nila Rezende, "o repasse desses resultados tem grande importância. Esse diagnóstico compartilhado com os diretores e posteriormente com os professores é fundamental, já que os educadores das primeiras séries do ensino fundamental têm responsabilidade no nível de desenvolvimento dos alunos avaliados", finaliza. |