Uma comissão formada por seis representantes da rede de ensino municipal foi recebida nesta quarta-feira, cinco de outubro, pela Secretária de Educação e pela Secretária de Administração para discutir as demandas salariais da categoria. Os professores e trabalhadores da rede pedem a participação na revisão do Plano de Cargos Carreira e Vencimentos e outros benefícios que constam no antigo plano de carreira dos servidores da educação que entendem ter direitos.

Seguindo o exemplo dos professores da rede estadual, cerca de 50 professores da rede municipal de ensino de Lagoa Santa realizaram uma manifestação pacífica em frente ao centro administrativo buscando melhorias salariais e também benefícios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Antecipando parte das demandas da categoria, a Secretaria de Educação informou que já está realizando a validação dos cargos buscando as devidas especificações profissionais para posterior reunião com os representares dos professores visando a formatação da Lei, bem como os cargos para concurso público.

A Secretaria também informou que as gratificações por títulos e qualificações já foram encaminhadas para Secretaria de Administração e para o Jurídico para serem convalidadas e pagas, o que busca atender a uma das solicitações da categoria.

Segundo o coordenador do Sindlagos, Professor Guilherme Cândido a reunião foi produtiva. “Conversamos sobre o novo plano, sobre o que está acontecendo sobre as nossas gratificações e sobre os títulos que serão pagos no próximo mês. Dia 17 a comissão vai se reunir com o Prefeito para discutir as demais reivindicações”.

A Professora Lavínia Rodrigues disse que foram esclarecidas as dúvidas sobre a situação dos trabalhadores. “Coisas simples que foram faladas, mas que para a categoria é importante e foram debatidas e ainda vamos nos reunir com o Prefeito para a definição das outras reivindicações”, disse.

Para o professor Diógenes Gonçalves, também integrante do sindicato, foram discutidas algumas reivindicações que vão ser adequadas às outras que serão construídas pela categoria. “Discutimos sobre o antigo plano de carreira e reforçamos nossa posição para que não tenham perdas para os profissionais da educação. Espero que a classe consiga ter suas demandas atendidas”.

Após a reunião, a comissão marcou para o dia 17 de outubro um encontro com o Prefeito onde serão discutidas as demais demandas da categoria. De acordo com a Secretaria de Educação foi solicitado o envio de um documento contendo as demandas da classe para que sejam tomadas as providências.

Ascom - Prefeitura Municipal de Lagoa Santa