Em meio ao esporte e recreação, alunos das escolas municipais de Lagoa Santa recebem educação humanizada. Esse é o objetivo do projeto Educação em Tempo Integral, que ao fornecer um espaço de vivência com atividades culturais, esportivas e sociais na rede municipal de ensino, amplia o universo de experiências dos alunos, fazendo com que eles aprendam mais.

Esse projeto faz parte da Educação Integrada, que se trata de um planejamento estratégico organizado pelo governo municipal para criar uma rede de proteção ao estudante e o cidadão lagoassantense. A iniciativa tem o apoio das mães. “Meus três filhos participam do projeto e eu estou gostando muito do resultado. Na escola eles têm tempo pra tudo, pra fazer o dever, praticar esporte e estudar. Isso fez com que as notas deles ficassem muito melhores”, informou Josenilde Ribeiro de Meire

Hoje, o projeto já beneficia cerca de 2.000 crianças que, além de assistirem às aulas regulares, permanecem mais quatro horas dentro da escola, desenvolvendo diversas atividades. A meta da Secretaria de Educação é atender todos os alunos da rede municipal e, para isso, a Prefeitura está ampliando as escolas e contratando novos professores. Todas as escolas e creches do município já participam do projeto Educação Integrada.

A Escola em Tempo Integral foi implantada pela Prefeitura em toda a rede escolar, no ano de 2011. Em 2010, três escolas do município já participavam do Programa “Mais Educação”, em parceria com o MEC. A secretária de Educação de Lagoa Santa, Nila Alves de Resende, afirma que o projeto tem trazido resultados positivos. “Percebemos que ao vivenciar atividades interativas com colegas e professores, as crianças têm resgatado a autoestima e melhorado consideravelmente o seu desempenho escolar. O programa visa elevar a qualidade do ensino e, assim, ampliar a área de conhecimento dos alunos”.

Todas as atividades fazem parte do Planejamento da Secretaria Municipal de Educação visando à melhoria da qualidade do atendimento escolar, bem como, ampliar o tempo de permanência desses alunos na escola, com prioridade de atendimento aos que vivem em situação de vulnerabilidade social e aqueles que têm seus direitos básicos da criança e do adolescente restringidos.

Dia a dia dos estudantes:
• Os alunos que estudam no período da manhã chegam à escola e participam do café da manhã e iniciam as aulas;
• Os alunos que estudam no período da tarde, começam o dia com as atividades do projeto e depois assistem às aulas regularmente.

Cronograma e Atividades da Escola em Tempo Integral:
• Café da manhã;
• Higienização bucal;
• Aulas regulares;
• Almoço;
• Higiene pessoal;
• Período de descanso;
• Acompanhamento pedagógico;
• “Para Casa”;
• Cultura digital, microcomputador e computação;
• Prática esportiva, recreação e lazer;
• Oficinas de cultura e arte;
• Meio ambiente, trabalhando com reciclagem e outros.

Outras Atividades:
• Esportes: futebol, pingue-pongue, vôlei, capoeira; futsal, basquete, hand Ball e queimada;
• Pintura, teatro, coral, fanfarra, artesanato, contação de histórias; leitura literária, filmes, DVDs, TV, passeios e excursões.

Ascom - Prefeitura Municipal de Lagoa Santa