Professores da rede municipal de Lagoa Santa estão aprendendo a usar a tecnologia como ferramenta de ensino. A Prefeitura, em parceria com o Ministério de Educação, está realizando um curso de capacitação para que os educadores aprendam a fazer da tecnologia uma ferramenta didática e pedagógica. A formação desses professores começou no dia 6 de agosto e vai até o dia 3 de dezembro.

A capacitação dos docentes acontece às quintas e sextas-feiras a noite, e aos sábados pela manhã. Neste primeiro curso já são 50 participantes, e a Prefeitura pretende abrir novas turmas para atender toda a demanda do município.

Durante as aulas, os professores aprendem a utilizar o computador para uso pessoal e, também, para elaborar trabalhos, dar aulas diferenciadas e oferecer suporte aos alunos dentro da sala de aula. Eles aprendem a utilizar o programa educativo 3.0 do Linux, além de criar apresentações, exibir vídeos e fazer pesquisas, enfatizando a individualidade de cada disciplina.

A coordenadora de projetos educacionais de Lagoa Santa, Joaquina Duarte, é quem ministra o curso para os demais professores. Ela diz que o uso da tecnologia é fundamental para educar esta geração. “Os aparelhos eletrônicos estão cada dia mais presentes na vida dos alunos, e os professores precisam aprender a usar tais ferramentas como forma de contribuir para a aprendizagem do aluno”, completou Joaquina.

De acordo com uma das participantes do curso, a professora Maria Do Carmo, esta foi uma das melhores coisas que a Prefeitura já implantou, visto que cada dia se torna mais necessário o uso da informática dentro da sala de aula. “Está sendo uma experiência muito prazerosa. Fico tão maravilhada com o aprendizado que todo tempo que tenho disponível, vou para o computador praticar” acrescentou a professora.

PROINFO
O curso faz parte do Proinfo: um programa educacional criado pelo Governo Federal que tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.

O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso de máquinas e tecnologias.

Hoje, 14 escolas do município já possuem laboratórios próprios, e a Prefeitura continua trabalhando para que todos os alunos da rede municipal tenham acesso à informatização.

Ascom – Prefeitura Municipal de Lagoa Santa