A Prefeitura de Lagoa Santa realizou nesta quinta-feira, 30/07, o lançamento do Projeto de Prevenção ao Câncer de Boca com ações de conscientização para os profissionais da saúde e para a população.


Para o prefeito, Dr. Fernando, que participou da cerimônia de lançamento do projeto, a capacitação continuada é extremamente importante para os profissionais. "As informações que vocês irão receber aqui vão melhorar a vida de vocês e das pessoas que vocês atendem. Gostaria que essa ação se perpetuasse" afirmou.


Durante o período da manhã, dentistas, técnicos, auxiliares e agentes comunitários de saúde participaram de uma palestra com a Coordenadora do Programa de Prevenção do Câncer Bucal do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais- CROMG, Ana Paula Silva, que falou sobre as causas do câncer bucal, formas de prevenção diagnóstico e tratamento.


No período da tarde as equipes de saúde do município se reuniram na praça Dr. Lund e distribuíram cartilhas, kits de higiene bucal contendo escova, pasta de dente e fio dental.

Câncer de Boca
Este tipo de câncer, pode se manifestar no lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca).


Fatores de Risco
Fumar cachimbos e cigarros, consumir álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento da doença. Pessoas com mais de 40 anos também devem ficar atentas.


Sintomas
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer- INCA, os principais sintomas deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana, ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de caroço no pescoço podem ser sinais de câncer de boca em estágio avançado.


Prevenção
Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas. (fonte: Instituto Nacional do Câncer- INCA).