Com objetivo de aprimorar os serviços de saúde no município, a Prefeitura está retomando os trabalhos de implantação do protocolo, "Linha Guia de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e doença renal crônica", interrompido em 2008. O protocolo vai nortear as ações das equipes de saúde para atendimentos dos usuários portadores dessas doenças.
A primeira fase de implantação consiste no trabalho com os coordenadores e chefes de equipes da atenção básica como as Unidades Básicas de Saúde, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Assistência Farmacêutica e outros para que eles possam discutir e entender a importância da Linha Guia para o município.
De acordo com a facilitadora do Projeto de Implementação das Diretrizes Clinicas, Dinalva Martins, o protocolo irá trazer uma maior organização e desempenho aos trabalhos, orientação aos profissionais de saúde e um respaldo às ações realizadas nas unidades. "Com as Linhas Guias, os profissionais vão poder nortear seus trabalhos o tipo de consulta a ser realizada e a periodicidade do atendimento aos usuários portadores dessas doenças", afirmou.