Lagoa Santa foi escolhida pelo Ministério da Saúde para participar de um projeto pioneiro de qualificação farmacêutica que garantirá aos usuários um melhor acesso aos serviços da Farmácia Municipal e orientações sobre utilização de medicamentos. O projeto ofertado pelo Ministério de Saúde e Banco Mundial através do Programa Quali- SUS visa melhorar os serviços de atenção básica e cuidados farmacêuticos no município.
Previsto para começar neste mês de março, após assinatura de convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde, o Quali SUS vai promover a capacitação dos farmacêuticos da Atenção Básica e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).
Gerenciamento da Terapia Medicamentosa
A Assistência farmacêutica de Lagoa Santa oferece desde 2013, o serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM), que garante por meio do acompanhamento de pacientes melhores resultados na utilização de seus medicamentos. Esse trabalho em parceria com a Faculdade de Farmácia da UFMG através do Centro de Estudos de Atenção Farmacêutica, contribuiu na escolha de Lagoa Santa para aplicar o projeto de qualificação farmacêutica.
Farmácia Municipal
A Farmácia Municipal também disponibiliza no site da Prefeitura a relação dos medicamentos disponíveis gratuitamente. A página atualizada rigorosamente de acordo com a disponibilidade dos medicamentos também contém orientações sobre os serviços e programas de distribuição de medicamentos na cidade.
Na página você também encontra as orientações completas de como retirar medicamentos pelos programas e serviços:
Farmácias Municipais.
- Programa aqui tem farmácia popular;
- Medicamentos estratégicos;
- Medicamentos de alto custo;