Acompanhando a iniciativa nacional de prevenção a dengue e a febre chikungunya a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar neste sábado, 06/12, de 8 às 12h, o dia "D Mobilização", com Blitz Educativa nos semáforos dos bairros Centro, Jardim Ipê e Vila Maria. O objetivo é alertar e compartilhar com a população a responsabilidade sobre os cuidados necessários para evitar casos das doenças na cidade.
Durante o evento, as equipes de saúde do município vão divulgar orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti além de fornecer informações importantes sobre os sintomas da doenças e como agir em caso de suspeitas de contágio.
De acordo com dados divulgados pelo ministério da Saúde já foram identificados no Brasil até o dia 15 de novembro, 1364 casos de febre chikungunya. Apesar de casos de morte serem menos frequentes que nos casos de dengue, os sintomas da chikungunya podem se manifestar de forma intensa mesmo depois de vários meses após o contagio.
A única forma de prevenir as doenças é através de medidas que impeçam a proliferação do mosquito transmissor já que não existe vacina contra os vírus.
Dengue e Chikungunya
Os vírus da febre chikungunya e o da dengue são transmitidos pelo mesmo mosquito o Aedes aegypti, e podem causar febre alta, dor de cabeça, dor nas articulações entre outras. Embora as duas doenças tenham sintomas semelhantes a chikungunya não apresenta evolução para casos hemorrágicos sendo raro surgirem complicações graves.
A pessoa infectada pelo vírus CHIKV responsável pela chikungunya, pode sofrer com dores fortes na articulação capazes de impossibilitar os movimentos podendo durar por meses após a febre ir embora.