O prefeito de Lagoa Santa, dr. Fernando Pereira, assinou na manhã da última quarta-feira, 15, o termo de adesão à ação governamental “Cartão Aliança pela Vida”. O programa é uma parceria entre o Estado de Minas Gerais e o município, no âmbito do Programa Social Rede Complementar de Suporte Social e Atenção ao usuário de álcool e outras drogas.

Cartão será um auxílio à internação (voluntária) do usuário de álcool e drogas

Além do prefeito, a solenidade contou com a presença do representante da Coordenação Estadual de Saúde Mental Reinaldo Mendes, o secretário de Saúde Fabiano Moreira, o presidente do Credeq pastor Wellington Vieira, o presidente da Câmara dos Vereadores Roberto Emerenciano e a chefe do setor de Saúde Mental Luiza Lima.

O prefeito, dr. Fernando Pereira, reiterando as falas do secretário de Saúde e da chefe de Saúde Mental, destacou que o programa atinge o principal objetivo desta gestão que é “assistir o cidadão por meio de um trabalho humanitário e intersetorial”.

O representante do Estado Reinaldo Mendes, ressaltou a importância do Cartão Aliança pela Vida e colocou-se à disposição do município.

Para o presidente da Câmara é importante dar visibilidade ao projeto para que a população conheça o trabalho que vem sendo disponibilizado aos usuários de álcool e drogas na cidade.

“Lagoa Santa servirá de exemplo para muitas outras cidades”, ressalta o pastor Wellington Vieira.

Cartão Aliança pela Vida

O objetivo do programa “Cartão Aliança pela Vida” é custear as despesas de internação (voluntária) do usuário de álcool e drogas, em caráter temporário, em entidade especializada e habilitada por um grupo gestor.

Poderão fazer o acolhimento as comunidades credenciadas pelo Estado em um raio de 100 Km do município. Essas comunidades terapêuticas receberão um POS (equipamento leitor de cartão), um leitor biométrico e um cartão de uso individual a fim de acompanhar a frequência dos acolhidos pelo programa.

O Caps AD funciona das 08h às 19h, na Rua Tabelião José Camilo, 195, Centro.